Se esta planta for mantida submersa, provavelmente irá apodrecer.
A Homalomena red humilis é uma adição colorida e exôtica para o teu seu espaço verde. O nome deriva, aparentemente, de um nome vernáculo malaio, traduzido como homalos, que significa plana, e mene, que significa lua. As Homalomenas são plantas epífitas muito resistentes e de fácil manutenção.
Esta planta pertence à família Araceae e é nativa do Sudeste Asiático. É caracterizada pelas folhas avermelhadas macias aveludadas, variando de verde para vermelho escuro com reflexos mostrando diferentes tonalidades. Muitas Homalomena têm um forte cheiro de anis.
Luz: Prefere luz moderada, adaptando-se bem a ambientes internos. Evita a exposição direta ao sol intenso.
Temperatura: Mantém a Homalomena red humilis em temperaturas entre 22-28ºC, bem como protegendo-a de correntes de ar frio.
Rega: Deves esperar que o solo seque superficialmente entre as regas. Evita o excesso de umidade para prevenir futuros problemas nas raízes e a possível perda da planta. No entanto, esta planta pode ser mantida somente em água (sem qualquer substrato) e portanto com as raízes submersa num aquário, que deverá te o pH da água deve estar entre 6.0-7.5.
Fertilização: Durante a estação de crescimento (primavera e verão), poderás aplicar um fertilizante balanceado a cada 6-8 semanas, seguindo as instruções do produto.
Transplante: A cada 1-1.5 ano, poderás considerar transplantar a Homalomena red humilis para um vaso ligeiramente maior e/ou um novo substrato bem drenado.
Dicas: A Homalomena red humilis é adequada para uso em terrários e aquários de água doce como planta de fundo ou de primeiro plano. Ao podar, corta acima de um nó para estimular novos brotos. Mantém um ambiente moderadamente húmido, evitando o acúmulo excessivo de água. Lembra-te de remover quaisquer folhas amareladas para manter a aparência vibrante da planta e prevenir outras situações.
Nota: O seu crescimento e propagação, sem uso de fertilizantes ou pesticidas, faz desta planta segura caso decidas juntá-la a um habitat para as tuas mascotes. Antes que tudo, deves também ter em conta se a espécie da planta e a sua toxicidade é adequada para o animal e o seu novo espaço verdejante.